O que é um Teratógeno dê exemplos?
O que é um Teratógeno dê exemplos?
Um teratogêno é qualquer agente – incluindo fatores ambientais – que causa um anormal desenvolvimento prenatal ( O termo, terato-, vem da palavra grega que significa monstro.). Um termo mais preciso para defeitos de nascimento é "malformação congênita".
Em cache
Quais são os tipos de teratógenos?
Os teratógenos
Esses danos podem ser agrupados nas seguintes classes: perda do concepto (por abortamento ou morte fetal), malformações, retardo de crescimento intrauterino e deficiências funcionais, englobando também a deficiência intelectual.
O que é Teratogênese e quais são os agentes teratogênicos?
Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
Em cache
Como agem os agentes teratogênicos?
A ação dos agentes teratogênicos depende de três fatores principais, sendo eles: 1º) Período gestacional: ou seja, a idade fetal. Quanto menor (até 12 semanas), maior a possibilidade do feto ser atingido. 2º) Concentração: a quantidade de substância que entrou em contato com o feto também interfere na sua ação.
Em cache
Qual o conceito de teratologia?
A Teratologia é uma área da medicina que estuda as anomalias e malformações que ocorrem durante o desenvolvimento embrionário ou fetal.
Qual a fase da gestação é mais sensível a teratogênese?
Um fator crítico para a teratogênese é o estágio do des. do embrião ao tempo da exposição: o período mais crítico é entre 2 e 8 semanas após a concepção; agentes infecciosos podem produzir necrose e disrupção tissular em qualquer fase; agentes que produzem compressão fetal podem produzir deformações no 3o.
Quais os agentes Teratógenos que podem afetar o desenvolvimento da vida intrauterina?
A prevalência das causas de malformações não-genéticas é estipulada em torno de 5 a 10%, principalmente, associadas à exposição materna a agentes teratogênicos, como medicamentos, álcool, tabaco, drogas ilícitas, micro-organismos, radiação, poluição ambiental, entre outros.
Quais são os agentes teratogênicos que podem afetar o desenvolvimento da vida Intra-uterina?
A prevalência das causas de malformações não-genéticas é estipulada em torno de 5 a 10%, principalmente, associadas à exposição materna a agentes teratogênicos, como medicamentos, álcool, tabaco, drogas ilícitas, micro-organismos, radiação, poluição ambiental, entre outros.
O que pode causar má formação do bebê?
Causas e principais tipos malformações fetais
Sua origem pode ser genética, infecciosa, ambiental ou nutricional, embora em muitos casos não seja possível identificar sua causa.
Qual é o último órgão a se formar em um bebê?
pulmões
As células nervosas, ou neurónios, são produzidos no feto à velocidade de 25 mil por minuto. Os pulmões são os últimos órgãos a desenvolverem-se no bebé.
Qual é o período de maior risco teratogênico?
O período de maior sensibilidade é entre 6 e 9 semanas.
Como ocorre a teratologia?
A Teratologia é uma área da medicina que estuda as anomalias e malformações que ocorrem durante o desenvolvimento embrionário ou fetal. Embora a Teratologia como ciência exista apenas desde 1930, durante milénios houve sempre um profundo interesse na causa de malformações humanas.
Qual gravidez deixa mais emotiva?
As mudanças de humor podem ocorrer em qualquer estágio da gravidez, mas são mais comuns no primeiro e terceiro trimestres. No primeiro trimestre, a ansiedade sobre as mudanças que ocorrem no corpo e o medo de abortar são causas comuns de oscilações de humor.
Em qual período da gestação pode ocorrer a anomalia congênita?
A maioria dos defeitos congênitos ocorre nos primeiros 3 meses de gravidez, quando os órgãos do bebê estão se formando. As anomalias congênitas podem ter origem genética, infecciosa, nutricional ou ambiental.
O que pode interferir no desenvolvimento do feto?
Além dos fatores teratogênicos e dos erros genéticos, outros fatores, tais como: (1) a idade da mãe, (2) paridade, (3) nutrição, (4) incompatibilidade de Rh, (5) anormalidades genéticas, (6) posição fetal, (7) estresse materno, (8) ocupação da mãe também podem afetar o desenvolvimento humano (GABBARD, 2000).
Qual ultrassom detecta má formação?
Ultrassom 4D
Esse exame é feito principalmente no diagnóstico de uma malformação.
Como saber se o bebê vai ter má formação?
A Ecografia Morfológica ou Ultrassonografia Morfológica, possibilita a análise da morfologia fetal. Quando é realizada no primeiro trimestre, permite, por exemplo, a medida da translucência nucal, principal indicador de alterações cromossômicas, entre elas, a Síndrome de Down.
Quando o feto começa a ter vida?
Não há um tempo exato da "viabilidade" fetal (a habilidade de sobreviver fora do útero), mas um feto que tem ao menos 24 semanas pode ser "viável" (sobreviver) se for dado cuidado intensivo após o parto.