O que é um SPED Fiscal?
O que é um SPED Fiscal?
A Escrituração Fiscal Digital – EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações …
Quem tem que entregar o SPED Fiscal?
Estão obrigadas a entregar a ECF todas as pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real, lucro presumido, lucro arbitrado e todas as imunes e isentas.
Quais informações vai no SPED Fiscal?
As informações que pertencem ao SPED Fiscal se referem a:
- Registros fiscais de entrada e saída (mercadorias, transportes, serviços com ICSM);
- Apuração de impostos;
- Cadastros de produtos, estabelecimento, clientes, fornecedores;
- Informações adicionais;
- Dados de produção (o que foi produzido, o que entrou e o que saiu;
Em cache
Como se faz o SPED Fiscal?
Para gerar o arquivo SPED Fiscal, siga as orientações abaixo:
- Vá na aba ICMS e IPI ou na aba Federal > Selecione a opção SPED ICMS;
- Avance a primeira tela e informe o período e preencha com as demais informações; …
- Avance, informe a empresa e clique em Concluir;
- Após, será apresentada a tela com o log da geração.
Quem usa o SPED?
Quem é obrigado a entregar o Sped Fiscal? A entrega do SPED Fiscal é obrigatória para todos os contribuintes do ICMS ou do IPI. Existem empresas aptas para a entrega que podem ser dispensadas da obrigação em caso de exceção concedida pelo fisco do estado do contribuinte ou pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.
Qual a diferença entre EFD e SPED Fiscal?
O SPED Fiscal substitui a escrituração em papel pela Escrituração Fiscal Digital (EFD), composto por arquivos digitais de documentos fiscais e de informações pertinentes aos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Fazenda, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações …
O que é SPED Fiscal e como funciona?
O SPED Fiscal é o processo de escrituração digital da Receita Federal – este documento também pode ser chamado de EFD (Escrituração Fiscal Digital). Com o SPED, órgãos fazendários estaduais e a Receita Federal recebem de seus contribuintes todos os documentos e informações essenciais para averiguar o ICMS e o IPI.
O que acontece se não entregar o SPED Fiscal?
III – multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.
Quem emite o SPED?
SPED é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital. Trata-se de um sistema que a Receita Federal disponibiliza para as empresas enviarem informações de natureza fiscal, contábil e previdenciária.
O que deve constar no SPED?
O que deve ter no SPED Contábil? No SPED Contábil deve ter as informações relativas aos livros contábeis da empresa, balanços, balancetes, razões e demais dados contábeis relevantes tanto para o contribuinte, quanto para o Fisco.
Qual o objetivo do SPED Fiscal?
O Sped tem como objetivos, entre outros: Promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais.
O que é SPED ICMS e SPED Contribuições qual sua finalidade?
O Sped Fiscal e o Sped Contribuições se refere ao Sistema Público de Escrituração Digital, que pertence à Receita Federal e serve para que os empreendimentos possam enviar as suas informações fiscais, contáveis e previdenciárias para o governo.
Qual o prazo para entregar o SPED Fiscal?
Art. 3º A ECF será transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) até o último dia útil do mês de julho do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira.
Quem está dispensado da EFD?
Quem está dispensado de apresentar a EFD Contribuições
As pessoas jurídicas imunes e isentas do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), cuja soma dos valores mensais das contribuições apuradas, objeto de escrituração nos termos desta Instrução Normativa, seja igual ou inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais);
Quem utiliza o SPED?
– Empresários, sociedade empresária e contabilista usarão assinatura digital com certificação digital no padrão ICP-Brasil; – A entrega do documento fiscal eletrônico será via internet (on-line em condições normais ou off-line em caso de contingência);
Qual a diferença entre SPED contábil e Fiscal?
Diferentemente do SPED contábil, ou Escrituração Contábil Digital (ECD), o SPED fiscal é um arquivo encaminhado para a Secretaria Estadual da Fazenda do ente federativo em que sua empresa está situada, uma vez que ela é a responsável pela arrecadação e fiscalização do ICMS.
Qual o prazo de entrega do SPED ICMS?
dia 15
Contribuintes de Regime Normal de apuração – até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao encerramento do mês da apuração, independentemente de ser sábado, domingo ou feriado.
Qual o valor da multa do EFD ICMS?
mas antes de qualquer procedimento de ofício (intimação ou fiscalização). Código de Receita: 3630 – Multa por falta ou atraso na entrega da EFD – ICMS/IPI. Se houver falta de entrega multa de R$ 500,00 reais por mês não entregue !!!