perguntas e respostas importantes

o conhecimento é a força motriz da nossa vida

questões importantes

O que é tumor selar?

O que é tumor selar?

Os tumores benignos não se disseminam além do crânio, geralmente permanecem confinados à sela túrcica. Às vezes, crescem nas paredes da sela túrcica e ao redor dos vasos sanguíneos, nervos e seios da face. Nessa parte do crânio existe pouco espaço para que os tumores se desenvolvam.

O que tem dentro da sela turca?

Tirapelli explica que “a fossa hipofisária, ou sela turca, do esfenoide é uma depressão localizada na base central ou parte interna do crânio, o chamado corpo do osso esfenoide. Essa depressão abriga e protege a principal glândula endócrina, a hipófise.

O que significa aumento das dimensões da sela turca?

A síndrome da sela túrcica vazia ou síndrome da sela vazia (SSV) é uma doença rara caracterizada pelo aumento ou malformação de uma estrutura óssea na cabeça, denominada sela túrcica.

O que significa sinais de sela turca vazia?

O termo “sela vazia” corresponde ao achado de sela túrcica preenchida por líquido cefalorraquidiano. Isto ocorre por herniação da aracnóide para dentro da sela, que fica preenchida por liquor; geralmente com tecido hipofisário normal, comprimido contra o assoalho selar, dando aparência radiológica de uma sela vazia.

É perigoso tumor na hipófise?

A maioria dos tumores da hipófise são benignos e são proliferações celulares anómalas que produzem hormonas (tumores funcionais) e que, ao crescer, podem comprimir as estruturas vizinhas. São geralmente tratados com cirurgia ou radiação e fármacos para controlarem os efeitos da exagerada produção hormonal.

Qual é a função da sela turca?

É na sela túrcica que se localiza a hipófise, uma glândula importante do corpo humano. A hipófise coordena o funcionamento de outras glândulas como tireoide, dos ovários e dos testículos, além de controlar o hormônio do crescimento.

Qual a função da sela turca?

É na sela túrcica que se localiza a hipófise, uma glândula importante do corpo humano. A hipófise coordena o funcionamento de outras glândulas como tireoide, dos ovários e dos testículos, além de controlar o hormônio do crescimento.

Qual é a principal função da hipófise?

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.

Quais os sintomas de problemas na hipófise?

Entre outros, podem ser solicitados:

  1. Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise.
  2. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

Qual exame detecta tumor na hipófise?

Entre outros, podem ser solicitados: Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

Quando desconfiar de tumor na hipófise?

Os sintomas do tumor na hipófise anterior podem incluir: o aumento da produção do hormônio do crescimento (GH) e, consequentemente, acromegalia; hipertireoidismo, por causa do aumento do hormônio tireoestimulante (TSH); diminuição da produção de óvulos ou espermatozoides, podendo causar infertilidade, devido a …

Qual é o hormônio que a hipófise produz?

Ela é a grande maestra do sistema endócrino: controla as funções da tireoide, das adrenais, das mamas, do crescimento, do controle hídrico e o sistema das gônadas. Para tal, produz ou distribui diferentes hormônios: GH (hormônio do crescimento), prolactina, ACTH, TSH, LH, FSH, ADH e ocitocina.

O que causa sela vazia?

A causa mais comum é a existência de uma abertura grande no diafragma da sela, uma membrana que recobre a hipófise e normalmente impede a entrada do liquor na região.

Quais são as doenças da hipófise?

4. Quais as doenças mais comuns da hipófise?

  • 4.1. Acromegalia e Gigantismo. É a doença causada pelo excesso de produção do hormônio de crescimento. …
  • 4.2. Doença de Cushing. …
  • 4.3. Prolactinomas. …
  • 4.4. Tumores hipofisários não-funcionantes.

Qual o médico que cuida da hipófise?

endocrinologista

Para tratar as doenças da hipófise existem diferentes abordagens sempre indicadas pelo endocrinologista, envolvendo tratamento medicamentoso e cirurgias da hipófise.

O que o tumor de hipófise pode causar?

Hiperprolactinemia: produção excessiva de prolactina, um hormônio da hipófise, que acarreta irregularidade menstrual (nas mulheres), infertilidade, redução da libido e impotência (nos homens), com ou sem galactorréia (produção de leite fora do período puerperal).

Qual Exame de sangue detecta tumor na hipófise?

Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

Para que serve a ressonância magnética de sela túrcica?

O Exame de Ressonância Magnética da Sela Túrcica é indicado para rastrear alterações nas estrutura de problemas da hipófise e das estruturas ósseas próximas, como a sela túrcica. Podem ser diagnosticados, por exemplo, crescimentos anormais da glândula, presença de tumores, alterações ósseas e vasculares.