perguntas e respostas importantes

o conhecimento é a força motriz da nossa vida

questões importantes

O que é tubulação aparente?

O que é tubulação aparente?

A tubulação aparente imprime modernidade e autenticidade aos ambientes, além de oferecer muitas vantagens em sua utilização: Evita o quebra-quebra das paredes e não danifica o seu acabamento. Permite acrescentar tomadas ou interruptores quando há necessidade, Facilita as manutenções.

Quais são os tipos de eletrodutos?

Abaixo, explicamos um pouco sobre cada modelo deste tipo de material para quem está buscando esclarecimentos sobre quais são os tipos de funções dos eletrodutos.

  • Eletrodutos magnéticos.
  • Eletrodutos não magnéticos.
  • Eletroduto rígido.
  • Eletroduto flexível.
  • Eletroduto flexível plano.
  • Eletroduto flexível corrugado.

O que é instalação aparente?

O que é a instalação aparente? A instalação elétrica aparente é aquela feita fora das paredes ou teto. Nesse caso, a instalação fica protegida por eletrodutos que podem ser metálicos ou de PVC, com ou sem pintura.
Em cache

Qual a diferença dos eletrodutos?

O Eletroduto Flexível Corrugado Leve possui coloração amarela, de acordo com as normas brasileiras, e é recomendado para uso em paredes internas. O Eletroduto Corrugado Reforçado é fabricado na coloração laranja e possui maior resistência mecânica, ideal para embutir no concreto, em lajes e contrapisos.

Quais são as diferenças entre tubulações dentro e fora?

Os tubos internos ficam no interior das instalações industriais, como: tubulações de processo, de utilidades, de instrumentação e de transmissão hidráulica e de drenagem. Já os tubos externos ficam na parte exterior das instalações industriais, como tubulações de transporte de drenagem e de distribuição e coleta.

Como são classificadas as tubulações?

Existem diversos tipos de tubulações, distribuídos em duas classificações gerais: dentro de instalações industriais, ou seja, no interior das unidades de processo; e fora das instalações industriais, isto é, externas às áreas de processo, interligando-as.

Qual o melhor tipo de eletroduto?

O eletroduto flexível corrugado é o mais popular e usado na maioria das instalações. Ele é a solução ideal para as instalações elétricas com trajetos sinuosos, que exigem alta flexibilidade do eletroduto, sem perder a qualidade e a resistência.

Qual a diferença entre conduíte e eletroduto?

Qual a diferença entre eletrodutos e conduítes? Na prática, eletrodutos e conduítes são a mesma coisa. São tubos que ficam dentro das paredes, lajes ou pisos para proteger a fiação elétrica e evitar curto-circuitos e incêndios.

O que fazer com fiação exposta?

Não deixe a fiação exposta

Qualquer fio exposto deve ser considerado um risco de choque elétrico. Quando notar um fio desencapado em qualquer equipamento, interrompa o seu uso imediatamente e leve-o para uma assistência técnica.

Quanto cobrar para instalação de eletroduto?

O preço médio para fazer a instalação de tubulação elétrica aparente de um ambiente fica em cerca de R$ 600 por cômodo.

Como saber qual eletroduto usar?

De acordo com a norma NBR5410, a taxa máxima de ocupação de eletrodutos em relação à área da seção transversal não deve ser superior a 53% para um condutor ou cabo, 31% para dois condutores ou cabos e 40% para três ou mais condutores ou cabos.

O que é um tubo pex?

PEX é a sigla para o nome Polietileno Reticulado, que é uma tubulação flexível fabricada em polietileno reticulado, podendo ser utilizada para condução de água fria e quente, gás natural ou gás GLP (gás de cozinha) e ar condicionado.

Qual é a diferença entre tubo e tubulação?

A única diferença é a nomenclatura resultante do padrão. Um tubo é uma tubulação redonda para distribuir fluidos e gases, designados por um tamanho nominal de tubo (NPS ou DN) que representa uma indicação aproximada da capacidade de transporte da tubulação.

Qual é a diferença entre tubos e tubulações?

A única diferença é a nomenclatura resultante do padrão. Um tubo é uma tubulação redonda para distribuir fluidos e gases, designados por um tamanho nominal de tubo (NPS ou DN) que representa uma indicação aproximada da capacidade de transporte da tubulação.

Qual é a diferença entre eletroduto e conduíte?

Qual a diferença entre eletrodutos e conduítes? Na prática, eletrodutos e conduítes são a mesma coisa. São tubos que ficam dentro das paredes, lajes ou pisos para proteger a fiação elétrica e evitar curto-circuitos e incêndios.

Onde usar cada tipo de eletroduto?

Em geral, os eletrodutos roscáveis são usados em instalações elétricas e de telefonia embutidas em lajes, paredes e pisos e em instalações enterradas, devidamente envelopados com concreto. Os modelos em curva permitem que os eletrodutos e condutores acompanhem a estrutura da construção quando for necessário.

Qual a diferença do eletroduto amarelo e laranja?

Você sabia que as cores amarela e laranja dos eletrodutos flexíveis têm um significado? Elas indicam a resistência e aplicação dos produtos. Enquanto o amarelo é indicado para uso em paredes, o laranja é recomendado para aplicação embutida em lajes e pisos.

O que a NR fala sobre fiação exposta?

18.21.3 É proibida a existência de partes vivas expostas de circuitos e equipamentos elétricos. 18.21.4 As emendas e derivações dos condutores devem ser executadas de modo que assegurem a resistência mecânica e contato elétrico adequado.