perguntas e respostas importantes

o conhecimento é a força motriz da nossa vida

questões importantes

O que é trombose cerebral tem cura?

O que é trombose cerebral tem cura?

Trombose venosa cerebral tem cura, principalmente se o diagnóstico for feito no início da doença. O tratamento para a trombose venosa cerebral é indicado por um especialista. Em geral, envolve a administração de remédios e o acompanhamento médico.

Quais são as sequelas da trombose cerebral?

As sequelas podem incluir vários problemas, desde problemas na fala até paralisia, e a sua gravidade irá depender da analise do caso.
Em cache

Quanto tempo dura o tratamento de trombose cerebral?

Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais. A trombose venosa profunda é a formação aguda (imediata) de coágulos (trombos) na luz das veias profundas (principais), causando obstrução total ou parcial ao fluxo sanguíneo.
Em cache

Quais os riscos da trombose venosa cerebral?

A presença desses trombos dificulta a saída de sangue do cérebro e leva ao aumento da pressão intracraniana, com risco de isquemias, sangramentos, danos à visão e outras consequências graves.
Em cache

O que faz dar trombose na cabeça?

Portanto, a trombose cerebral é o que acontece quando há um entupimento nos seios venosos, veias ou artérias cerebrais, impedindo e/ou dificultando o fluxo sanguíneo no local. Ela pode ser caracterizada em dois tipos, arterial ou venosa, de acordo com seus sintomas e o local do cérebro onde ocorrem.

Qual o sintoma da trombose na cabeça?

Os sintomas relacionados à TVC são diversos, sendo a cefaléia o mais comum desses, estando presente em cerca de 80% dos casos. Outros sintomas podem se manifestar, por vezes de forma inespecífica, dentre os quais podemos citar déficits motores ou sensitivos, turvação visual (geralmente bilateral) e crises convulsivas.

Qual é a diferença entre AVC e trombose?

Segundo o especialista, o termo “trombose” estaria mais associado, na linguagem popular, ao AVC isquêmico, porque a obstrução da artéria ocorre em função da presença de um trombo. Já o termo “derrame” estaria mais associado ao AVC hemorrágico, porque o sangue “se derrama” dentro do cérebro.

O que acontece quando da trombose na cabeça?

A trombose cerebral ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma nos seios venosos ou arteriais do cérebro. Como resultado, as células do sangue podem se romper e vazar sangue para os tecidos do cérebro, formando uma hemorragia ou um inchaço cerebral grave.

Qual o tipo de trombose mais grave?

Trombose arterial – ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais. Esta trombose costuma ser mais grave do que a venosa.

Qual exame detecta trombose cerebral?

O diagnóstico da TVC pode ser suspeitado com a tomografia de crânio contrastada, porém a ressonância magnética (RM) de crânio com angioressonância venosa é o método diagnóstico de eleição, pois permite a visualização dos trombos venosos.

Qual o sintoma de trombose na cabeça?

Convulsões: em vários casos, a trombose venosa cerebral pode ter como primeiro sintoma uma convulsão, com desmaio e abalos nos braços e pernas, com perda da consciência da pessoa.

Quem tem trombose corre risco de morte?

A trombose venosa localizada nas pernas não oferece risco de morte. Entretanto, o coágulo pode se desprender, migrar pela corrente sanguínea e se alojar nos vasos sanguíneos do pulmão – conhecido como embolia pulmonar, que apresenta risco de morte.

Quando a trombose vai para o cérebro?

Além de levar ao rompimento dos vasos, a trombose cerebral também diminui a oxigenação do cérebro, o que pode causar a morte das células neuronais. De acordo com a área atingida, essa perda pode comprometer funções fundamentais, responsáveis, por exemplo, pelos movimentos, fala, visão e audição.

Qual trombose é a mais perigosa?

Uma trombose superficial, uma tromboflebite, tem um risco pequeno de levar a uma embolia pulmonar. Agora, uma trombose venosa profunda, esse risco vai aumentando e quanto mais proximal ao coração essa trombose, maior o risco.