O que é transferência para a psicanálise?
O que é transferência para a psicanálise?
A transferência, segundo Freud, pode emergir como um exigência intensa de amor, de atenção, de reconhecinto, ou sob formas mais moderadas: desejo se ser recebido como filho(a) predileto(a), de ser alvo de uma estreita amizade (necessidade libidinal sublimada) etc.
Em cacheSemelhantes
Quais os tipos de transferência psicanálise?
Assim, fala-se em transferência positiva quando estão presentes em maior intensidade os afetos amistosos e afetuosos, e em transferência negativa quando o que impera é a agressividade e a hostilidade do paciente em relação ao analista.
O que é transferência e contratransferência na psicanálise?
A Transferência e Contratransferência em Psicanálise, designa o vínculo que se estabelece automaticamente e atualizado do paciente com o analista e que atualiza os significantes que sustentaram seus pedidos de amor na infância.
O que é a transferência para Lacan?
Lacan considera que tomar a interpretação simplesmente como repetição de significantes na figura do analista é um equívoco. Ele considera que a transferência é automatismo de repetição, pois ela está inscrita no registro pulsional como uma necessidade de repetição e não-repetição da necessidade.
Qual a diferença entre transferência e projeção?
Para Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.
Como lidar com a transferência na terapia?
Qual a responsabilidade do terapeuta para que a transferência não se torne nociva ao paciente?
- Saiba deixar o paciente no lugar de terapia;
- Evite ser íntimo na vida social;
- Respeite o paciente na terapia, evitando comentários íntimos que o leve pensamento fantasioso sobre seu psicólogo, psicanalista ou terapeuta;
Qual a importância da transferência para a psicanálise?
A resistência e transferência em psicanálise são conceitos que sustentam a atuação do analista, dando base para a compreensão das dores no processo terapêutico. Desse modo, saber trabalhar com esses dois elementos melhora a sua forma de atender, aperfeiçoando o seu nível de excelência.
Qual é a diferença entre projeção e transferência?
O ENCONTRO ANALÍTICO COMO LUGAR DE TRANSFORMAÇÃO
Para Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.
Onde Freud fala sobre a transferência?
A partir disso, parece importante retornar às origens da Psicanálise, para verificar como o conceito de transferência pode ser entendido na obra de Freud, mais especificamente, no capítulo 4 dos "Estudos sobre a histeria" (1895), obra em que este aparece pela primeira vez.
Qual a diferença entre transferência e contratransferência?
No caso da transferência, ocorre uma projeção de conteúdos inconscientes positivos ou negativos no outro – do cliente para o profissional –, enquanto na contratransferência é o profissional que faz transferências ou projeções para o seu cliente.
Qual a Diferença entre projeção e transferência?
O ENCONTRO ANALÍTICO COMO LUGAR DE TRANSFORMAÇÃO
Para Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.
O que é a neurose de transferência?
As neuroses de transferência, cujos paradigmas são a histeria e a neurose obsessiva, eram aquelas cuja etiologia dos sintomas estava relacionada a eventos da história de vida do sujeito, em especial suas experiências infantis, e cujas coordenadas principais acabavam se atualizando na relação com o analista, …
Qual o conceito de projeção?
Projeção: operação na qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro, pessoa ou coisa, as qualidades, os desejos, os afetos, os sentimentos que estão internalizados e ele desdenha e/ou recusa aceitar e/ou admitir que lhe são pertencentes. acordo com seus interesses, aptidões, expectativas e desejos.
Como identificar contratransferência?
Segundo Eizirik16, "a contratransferência se manifesta quando é possível identificar que parte do self do paciente ou de suas fantasias está sendo colocada dentro da mente do terapeuta e provocando uma reação, idéia ou comportamento".
Quanto ocorre a contratransferência?
A contratransferência é comum e pode acontecer independentemente dos seus anos de experiência clínica. Uma área crucial a estar ciente de é a contratransferência erótica que é quando o clínico experimenta atração, amor, ou sentimentos sexuais para um cliente.
Quais são os 3 tipos de projeção?
Podem ser projeções planas, cônicas ou cilíndricas, quando forem utilizadas as superfícies de um plano, cone ou cilindro como base para planificar a esfera terrestre.
O que é transferência afetiva na psicologia?
Em psicologia profunda, que estuda a nossa psicodinâmica inconsciente, transferência afetiva é a onda emocional de lançamos ao Outro. Ela tem duas mãos, o retorno dessa onda é a contra-transferência. Pode ser positiva, quando há simpatia agradável, ou negativa, quando há antipatia.
Qual é a projeção mais usada?
As três projeções mais usadas são a cilíndrica, a cônica e a azimutal.